O meu amigo Bruno Guma, junto com Yuri Moraes, acaba de lançar pela DARKSIDE, Bully Bully, um quadrinho muito interessante e diferente para os dias de hoje.
O livro retrata com ótimos desenhos de Guma, a vida de um jovem em vários momentos de sua vida. Mas o diferencial da obra é que não apresenta os balões com texto como é muito comum de se ver. Filme mudo, ou quadrinho mudo, mas que nos grita nos olhos e na alma.
Adoro as histórias que retratam o mundo do jovem, pois quem está vivo e curte esse universo de histórias, sejam elas nos filmes, series ou quadrinhos para mim é eternamente jovem, pois uma história bem contada não tem tempo.
Minha avó por exemplo, nos contava muitas histórias e algumas até de aventuras fantásticas ou terror. Vinda do interior de São Paulo ela por vezes nos contava histórias que tinham aquele gosto de cultura popular e do universo fantástico de assombrações e mitos populares.
Vendo os histórias apresentadas no livro do Bruno e do Moraes, o universo fantástico de sonhos e imagens da mente no mundo do jovem nos levam de volta aos tempos de escola, da juventude e na busca por aceitação e pelo amor e vice versa.
Os garotos estão certos, como diria o The Who, mas bem errados também, quando existe rivalidade ou falta de entendimento, coisa muito natural nessa época de grandes transformações.
As histórias são interpretadas pelos leitores do jeito que quiserem pois não apresentam texto. Cada um entende o que quiser diante do que vê em cada quadrinho. Daí ser um quadrinho silencioso, mas que grita em cada evento de busca e de expectativa entre os personagens que aparecem e se relacionam, de uma maneira bacana ou não.
Eu tenho a minha história preferida no gibi, que relaciona um buraco no peito com música, uma coisa que já sentimos, seja tocando um instrumento, indo ao show ou apenas ouvindo nossas músicas preferidas.
A música nos acompanha e nos salva nas horas mais difíceis! Imagino de onde o Bruno Guma tirou isso, pois além de grande desenhista também é músico. Ele sabe das coisas.
Vale a pena conhecer esse livro, que a cada conferida apresentará uma nova história!
Grande abraço e até a próxima!
André Maschietto – 04/03/2023
"Uma imagem vale mais que mil palavras"
ResponderExcluirDependendo da sensibilidade de cada leitor, este interpretará , aquela imagem com o seu sentimento......
Achei o seu comentário, André, muito pertinente.