Já deu pra perceber, pra quem nos tem acompanhado por aqui, que gostamos muito de quadrinhos e de todas as suas possibilidades.
Sejam novas ou velhas aventuras, novos ou antigos personagens, falamos e fazemos um pouco de tudo e também curtimos uma certa dose de nostalgia.
Para quem também aprecia conhecer os clássicos, quadrinhos da Era de Ouro da Nona Arte, indicamos o fanzine ALEGORIA, que como os próprios editores informam: é o Rei da Nostalgia!
E haja nostalgia!
As edições por vezes são temáticas, como a de número 11, que trouxe aventuras espaciais dos aos 40 e 50, ou a de número 8, com heróis, faroeste e romance. A número 10 de janeiro de 2023 é toda dedicada ao faroeste. Mas tem de tudo um pouco: terror, suspense, aventura policial, humor.
Depois de mais de 20 anos sem lançar novas edições do fanzine, os editores retomaram a publicação que tem como objetivo principal relembrar antigas histórias e autores e acaba mostrando, que tudo passa por transformação e com os quadrinhos não é diferente.
As edições sempre trazem publicações dos anos 40, 50, 60 do século 20. É muito divertido imaginar como os leitores de diferentes épocas apreciavam essas aventuras e os personagens que se destacavam naquele momento.
O fanzine procura apresentar na maioria vezes, personagens que estavam praticamente esquecidos do público e que naquele período tiveram seu período de fama. Uma verdadeira viagem no tempo, que atravessa gerações.
Uma história de muitos roteiristas e desenhistas, que através de diferentes publicações, temas e estilos conseguiram pavimentar uma bela estrada, que hoje é seguida por novos criadores e que no futuro, também poderão ter sua história contada em revistas como o fanzine ALEGORIA – O REI DA NOSTALGIA!
Grande abraço e até a próxima!
André Maschietto – 25/04/2023